quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resumo de Português - Prova Bimestral


Resumo Português – Prova Bimestral

·         Orações Subordinadas Reduzidas
            Para reduzir uma OS, é necessário usar conjunções + o verbo da OS e trocá-los por um verbo que esteja:
            Ou no infinitivo: ar, er, ir;
            Ou no gerúndio: ando, endo...;
            Ou no particípio: ado, ido...;

            - Substantivas: orações subordinadas que têm a função de substantivo no periodo. Pode ser substituída por isso, disso ou nisso.

CLASSIFICADAS EM:
- Subjetiva, se a OP não tiver sujeito;
- Objetiva Direta, se for “perguntado” O QUÊ? para um verbo da OP;
- Objetiva Indireta, se for “perguntado” DE QUÊ? A QUÊ? COM QUÊ? DO QUÊ?... para um verbo da OP;
- Predicativa, se a pergunta for feita a um verbo de ligação (VL) da OP;
- Completiva Nomina, se a pergunta for feita para um nome da OP (substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio);
- Apositiva, se a OS vier separada da OP por dois-pontos.

REDUZINDO A OSS... (Lembrando que a OSS normalmente é reduzida para infinitivo).
è Para verbo:
1 – Subjetiva: Convém que estudemos.
                       Convém estudarmos.
2 – Obj. Direta: Deixei que ele ficasse.
                          Deixei-o ficar.
3 – Obj. Indireta: A sabedoria consiste em que se tenha paciência.
                             A sabedoria consiste em ter paciência.

è Para nome:
4 – Apositiva: Só havia uma opção: que eu comesse tudo.
                       Só havia uma opção: comer tudo.
5 – Predicativa: Meu sonho é que visitemos a Europa.
                           Meu sonho é visitar a Europa.
6 – Completiva Nominal: Tinham medo de que não sobrevivessem.
                                         Tinham medo de não sobreviver.

INFINITIVO PESSOAL E IMPESSOAL
Quando uma OSS é reduzida de infinitivo, classificamos ela como:

- Pessoal: quando a desinência do verbo no infinitivo (“final do verbo”) indica uma pessoa. É usado o futuro do subjuntivo.
Futuro do Subjuntivo
            (quando) Eu    comer
            (quando) Tu    comer es
            (quando) Ele   comer
            (quando) Nós comer mos
            (quando) Vós comer des
            (quando) Eles  comer em

- Impessoal: quando o verbo não é direcionado a nenhuma pessoa.

            - Adjetivas: têm a função de adjetivo no periodo. Podem ser consideradas simples adjuntos adnominais.

CLASSIFCADAS EM:
- Restritiva: não apresenta vírgula
- Explicativa: apresenta vírgula.

REDUZINDO A OSADJ...
1 – Explicativa: Os documentos, que foram trazidos pela secretária, serão arquivados.
                          Os documentos, trazidos pela secretária, serão arquivados.
2 – Restritiva: Ela foi a única que apreciou o show.
                        Ela foi a única a apreciar o show.

            - Adverbial: são as orações que têm papel de advérbio no período. Classificam-se de acordo com as circunstancias que exprimem.

CLASSIFICADAS EM:
- Temporal: dá ideia do tempo em que ocorreu a ação da OP.
- Causal: dá a causa da ação da OP.
- Comparativa: expressa uma comparação entre 2 elementos.
- Concessiva: ideia ou fato insistente.
- Condicional: indica condição.
- Conformativa: indica o “modo” em que a ação da OP ocorreu ou ocorrerá.
- Consecutiva: indica consequência ou efeito atribuído à ação da OP. (Normalmente apresenta as conjunções: tanto....que, de forma que,...).
- Final: indica a finalidade da ação da OP.
- Proporcional: indica a proporção em que a ação da OP ocorreu. (Apresenta conjunções de proporção, como: quanto mais, à medida que,...).


REDUZINDO A OSADV...
1 – Temporal: Ela gritou depois que chegamos no teatro.
                        Ela gritou chegando no teatro.
2 – Causal: Ele foi embora porque estava cansado.
                   Ele foi embora por estar cansado.
3 – Concessiva: mesmo que eu pedisse, não ficava quieto.
                          Mesmo pedindo, não ficava quieto.
4 – Conformativa: Você fará a lição conforme a professora orientou.
                               Você fará a lição conforme pedido pela professora.
5 – Consecutiva: Escrevi tanto que meu braço dói.
                           Escrevi tanto a doer meu braço.
6 – Final: Fique quieto para que não saia de sala.
                Fique quieto para não sair de sala.
7 – Proporcional: Quanto mais gritavam, o professor ficava bravo.
                             Gritando, o professor ficava bravo.
8 – Condicional: Se não ficar quieto, não aprenderá nada.
                           Não ficando quieto, não aprenderá nada.

          ·         Figuras de Linguagem
- Comparação: realça a semelhança entre dois objetos ou ideias diferentes. Ex.: Ele nada igual um peixe.
- Metáfora: transferência de definição própria de uma palavra para outra. Ex.: Ela é uma anta.
- Pleonasmo: composta por redundâncias. Ex.: Subir para cima.
- Onomatopeia: procura imitar determinados sons ou ruídos naturais. Ex.: “Chuac” do beijo.
- Antítese: aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Ex.: Dor que não machuca.
- Aliteração: repetição do “som” de consoantes parecidas. Ex.: Que bela donzela singela que come mortadela.
- Assonância: repetição do som de vogais não necessariamente parecidas. Ex.: Gola da camisa amassada.
- Zoomorficação: descreve o comportamento humano com de um animal. Ex.: O homem rosnou para a mulher.
- Personificação: atribui a objetos inanimados ou seres irracionais aspectos humanos. Ex.: O gato falou que era mentira (Gatos não falam).
- Ironia: consiste em dizer o contrario daquilo que se pensa, mas dando-se a entender o sentido correto. Ex.: Ela é tão quieta, não para de falar!

·         Interpretação de texto
           - Poesia: parte abstrata, beleza, magia, mensagem, sentimento. Poder aparecer em pinturas, musicas, em poemas, esculturas, etc.
            - Poema: estrutura concreta da poesia, caso seja um texto que expressa sentimentos. Formado por palavras, verso e estrofes.

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